Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Universo


O universo

Não sabemos o tamanho do nosso Universo porque ele é muito vasto para ser medido. Milhares de anos antes da invenção do telescópio a humanidade já olhava para o céu com curiosidade, buscando conhecê-lo. Na verdade nossos antepassados já praticavam o que chamamos hoje de Astronomia, a ciência que estuda os astros como os planetas, as estrelas, cometas etc.ou seja os corpos celestes em geral.
Das observações feitas a olho nu até aos mais avançados telescópios espalhados pelos mais altos montes da terra foi se formando um grande conjunto de conhecimentos sobre o Universo em que vivemos. Durante à noite, se olharmos para o céu perceberemos a luz emitida por muitos corpos ou astros celestes que estão à anos luz da terra.
Por exemplo, se imaginarmos que a nossa galáxia é do tamanho dos Estados Unidos, o nosso Sistema Solar seria do tamanho de uma moeda de dez centavos, e o Sol, de uma partícula de poeira.  Tente imaginar então o tamanho do Universo!
A teoria do “Big Bang” tenta explicar sua origem. Sabemos que o Universo está em expansão e tornando-se mais frio, e que já foi um lugar quente e hostil. Os astrônomos ponderam que seria lógico assumir que tudo começou com uma grande bola de fogo que se expandiu para formar o Universo, há aproximadamente 13 bilhões de anos.

Saiba diferenciar Céu de Universo


Céu ou aborbada celeste é a pequena fração do Universo que podemos ver aqui da terra, com suas estrelas,constelações e corpos celestes. O Universo portanto, é o conjunto de tudo o que existecomo as estrelas,a lua, os planetas, as galáxias,enfim todos os corpos celestes e também o espaço escuro existente entre os corpos celestes.
Além da abóbada celeste, a palavra céu tem outro sinônimo: firmamento. Ele vem da crença dos povos antigos se referindo aos corpos celestes como astros fixos, parados no firmamento.

Referências
Cruz, Daniel, 1993- O meio ambiente :5ª serie/ Daniel Cruz,--São Paulo Ática,2002--( ciências e educação ambiental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.