Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Região e Regionalização

Ao longo da trajetória da ciência geográfica diversos estudos acerca do conceito de região sempre estiveram em evidência na literatura das diversas escolas geográficas e seus diferentes métodos de regionalização balizados pelo contexto histórico que estão inseridas. Segundo o IBGE os estudos da "Divisão Regional tiveram início em 1941 com o objetivo de sistematizar as várias "divisões regionais" que vinham sendo propostas, de forma que fosse organizada uma única Divisão Regional do Brasil para a divulgação das estatísticas brasileiras. Com o prosseguimento desses trabalhos, foi aprovada, em 31/01/42, através da Circular nº1 da Presidência da República, a primeira Divisão do Brasil em regiões, a saber: Norte, Nordeste, Leste, Sul e Centro-Oeste.[...] Já na década de 60, em decorrência das transformações ocorridas no espaço nacional, foram retomados os estudos para a revisão da Divisão Regional, a nível macro e das Zonas Fisiográficas."
Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões.Podemos exemplificar isto através da regionalização adotada no Brasil, onde seu território foi subdividido em cinco macro regiões heterogêneas, tomando como base aspectos naturais.

No primeiro mapa as regiões brasileiras - Região Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro- Oeste.
No segundo mapa a Regionalização Geoeconômica

Fonte:Geografia para pedagogas







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
IBGE define regionalização do Brasil - 07/06/2016 - disponivel em : http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/default_div_int.shtm?c=1


Conteúdo complementar - Redação do Observatório Histórico Geográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.