Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Pré-HIstória

O período que compreende a atividade humana desde suas origens até o surgimento da escrita é considerado Pré-história. Emprega-se essa denominação desde o século 19, pois, naquela época, acreditava-se que a história de qualquer sociedade só poderia ser documentada através da escrita.
Os historiadores,consideram outras fontes, como as imagens ou os relatos orais, são tão importantes quanto a escrita no processo de resgate da história de um povo ou uma sociedade. De qualquer maneira, para delimitar os períodos, o advento da escrita passou a marcar o início da história. Portanto, as sociedades que não dominavam essa técnica ficaram conhecidas como pré-históricas e aquelas que sabiam ler e escrever passaram a ser chamadas de sociedades históricas.

A invenção da escrita

A escrita não surgiu a um só tempo em todo o mundo. Enquanto alguns povos do Oriente Médio, como sumérios e egípcios, chegaram à técnica da escrita há mais de 5 mil anos, muitos povos da Europa só o fizeram com a expansão do Império Romano, ocorrida a partir da metade do século 1 a.C.

Aborígenes e indígenas

Ainda hoje existem grupos de humanos que desconhecem a escrita: sua vida social organiza-se em moldes mais próximos daqueles do homem de Cro-magnon do que dos nossos. Esse é o caso dos aborígines que habitam o interior da Austrália e de alguns povos indígenas do Brasil. A ideia de uma Pré-história, nesse sentido, aplica-se melhor a um estágio das civilizações do que a uma determinada época.

 
Assim, entendemos melhor a Pré-história em seu aspecto social, ao pensarmos em agrupamentos humanos e não em sociedades complexas; em seu aspecto cultural, ao nos referirmos ao que o homem produziu para abandonar a barbárie e atingir a civilização; e em seu aspecto biológico, quando se estuda a evolução das variadas formas de vida animal e vegetal existentes antes de as espécies vivas adquirirem a conformação que possuem atualmente.

Os pesquisadores da Pré-história

Os estudos da era pré-histórica é interdisciplinar e requer o trabalho de muitos especialistas. Por meio de escavações e pesquisas, os arqueólogos estudam os vestígios materiais (pontas de flechas, esculturas, ferramentas) e a partir disso descobrem informações sobre a vida do homem na Pré-história.

 
Por sua vez, os geólogos contribuem com o estudo das formações do solo nos locais onde se realizam escavações. Procuram reconstituir o terreno, o clima e a paisagem onde viveu o homem do passado. São auxiliados pelo trabalho dos botânicos, que analisam os restos vegetais fossilizados (sementes, folhas, polens).
Já os antropólogos estudam os fósseis humanos, pesquisando o homem pré-histórico em seu aspecto físico para traçar a "história" de sua evolução, indicando suas etapas. No âmbito cultural, eles podem, por meio da observação de povos primitivos atuais, elaborar hipóteses, por analogia, sobre o modo de vida do homem do passado, contribuindo. Neste último sentido, talvez seja melhor falar em etnólogos, deixando o título de antropólogo àqueles que se dedicam aos fósseis ossos, à antropologia física.

Paleontólogos e bioquímicos

O estudo dos fósseis animais fica por conta dos paleontólogos, que podem reconstituir a fauna da época, além de determinar, por exemplo, o tipo de bicho que era caçado por certo agrupamento humano no lugar onde se desenvolve a pesquisa. Com seus conhecimentos de radioatividade, os físicos e os químicos utilizam tecnologia avançada para determinar a idade de um fóssil ou um objeto, descobrindo, assim, a qual período histórico ele pertence.

Finalmente, os bioquímicos e os biólogos analisam características genéticas dos seres humanos e de fósseis de diferentes localidades para encontrar explicações sobre como se processou a evolução da espécie humana. No quadro que segue, você poderá acompanhar a evolução da terra em tempos pré-históricos, levando em consideração especialmente o desenvolvimento dos seres vivos:

Era Geológica
Milhões de anos
Acontecimento
Era Cenozoica (65 milhões a.C. até atualidade)
2,3
Aparecem os primeiros membros do gênero Homo.

4
Surgem os primeiros Australopithecus.

23
Aparecimento dos primeiros símios.

54
Primeiros mamíferos marinhos (baleias).

60
Primeiros primatas.

65
Evolução dos mamíferos
Era Mesozoica (250 milhões a.C. até 65 milhões a.C.)
65
Desaparecimento dos dinossauros.

140
Primeiros pássaros.

190
Primeiros mamíferos.

215
Aparecimento dos dinossauros.

250
Proliferam as coníferas e as samambaias.
Era Paleozoico (570 milhões a.C. até 250 milhões a.C.)
300
Surgem os primeiros répteis.

355
Formação das florestas tropicais.

360
Aparecimento dos anfibios.

380
Primeiros insetos.

412
Primeiras plantas terrestres.

470
Surgimento dos peixes

500
Primeiros vertebrados.

570
Invertebrados proliferam nos mares (esponjas, moluscos, crustáceos).
Era Pré-Cambriana (4,6 bilhões a.C. até 570 milhões a.C.)
680
Primeiros animais (vermes e celenterados).

3.300
Início da vida (algas primitivas).

Referências Bibliograficas
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/pre-historia-1-entenda-o-conceito-e-veja-quadro-das-eras-geologicas.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.