Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Planetas e Satélites



Os planetas dividem-se basicamente em dois grupos: os rochosos e os gasosos. A partir do Sol:  Os planetas ,Mercurio, Venus, Terra e Marte são rochosos, envolvidos por algum tipo de atmosfera. Destes, só a Terra revelou a presença de água. Diferentemente  Júpiter, Urano e Netuno são planetas gasosos.
Possivelmente devem ter um núcleo sólido , mas envolvido por espessa camada de gases, que representam grande parte de sua massa.
Em 1618 Joannes Kepler estabeleceu as três leis para os movimentos dos planetas:
1a lei: As órbitas dos planetas são elipses nas quais o Sol ocupa um de seus focos.
2a lei: Um planeta se move com uma velocidade tal que seu raio vetor cobre áreas iguais em tempos iguais.
3a lei: O quadrado do período de revolução é proporcional ao cubo da distância média ao Sol.
Os pontos principais das órbitas dos planetas interiores, isto é, os mais próximos do Sol que a Terra, e dosplanetas exteriores, os mais distantes, têm configurações e nomenclaturas distintas.
Quando um planeta (o) está alinhado com o Sol (o), a Lua ou outro planeta (+), dizemos que ele está em conjunção.
No caso de um planeta interior, esta conjunção com o Sol pode ser inferior (CI) ou superior (CS). Quando o planeta está no ângulo reto do triângulo formado pelo Sol, o planeta e a Terra, ele está na máxima elongação oeste (MEW), ou na máxima elongação este (MEE).
Nos planetas exteriores só temos uma conjunção (C) e uma oposição (O) com o Sol. Quando a Terra está no ângulo reto do triângulo formado pelo Sol, a Terra e o planeta, dizemos que ele está em quadratura, que também pode ser oeste (QW) ou leste (QE).

  Satélites Naturais

Alguns planetas possuem um satélite natural ou lua, ainda existem aqueles chamados de planeta secundário é um corpo celeste que orbita um planeta ou outro corpo maior. Dessa forma, o termo satélite natural poderia se referir a planetas anões orbitando a uma estrela, ou até uma galáxia anã orbitando uma galáxia maior. Porém, ele é normalmente um sinônimo de lua, usado para identificar satélites não artificiais de planetas, planetas anões ou corpos menores. Por exemplo, a Lua é o satélite natural da Terra.

Fonte bibliográfica
foto: Apollo11
www.feiradeciencias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.