Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Pedologia

É o nome atribuído ao estudo dos solos no seu ambiente natural. Faz parte da geografia física, e é um dos dois ramos das ciências do solo, sendo o outro a edafologia. Enquanto a pedologia considera o solo como um corpo natural, um produto elaborado pela natureza e submetido à ação de intemperismos, é interessante verificar que a importância do relevo para estes acha-se explicitada na própria definição dos fatores responsáveis pela sua gênese.Já edafologia tem o solo como um grande viveiro natural para abrigar as mais diversas espécies de vegetais presentes no planeta terra.
O estudo da pedologia –  pode ser fundamental ao geógrafo, não só para entender melhor a morfogênese das formas do relevo, mas também para lidar melhor com a dicotomia geográfica.
A geografia não pode depender somente do estudo dos aspectos humanos da paisagem e do espaço. Tudo o que é terrestre interessa ao campo e é passível de análise e estudo pelos geógrafos.

Referências



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.