Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Oceanografia

É a ciência que investiga as características de mares, rios, lagos, oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos, desde sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam, além de sua interação com os continentes e com a atmosfera.
O oceanógrafo pesquisa os seres animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. Coleta, analisa e interpreta informações sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ambientes aquáticos. Analisa a composição da água de rios, lagunas e estuários e atua em projetos de saneamento de áreas costeiras, monitorando e gerenciando obras e instalações para garantir a preservação ambiental. Desenvolve técnicas de exploração dos recursos naturais e minerais dos mares e avalia os efeitos das atividades humanas sobre o ecossistema, buscando preservar a flora e a fauna oceânica. Também supervisiona o cultivo de organismos aquáticos em cativeiro. Pode atuar tanto no setor público quanto no privado e em ONGs que trabalhem diretamente com a questão da preservação ambiental. 
A Oceanografia, enquadrada entre as Ciências Exatas e da Terra, estuda os componentes bióticos e abióticos, como também no que diz respeito aos processos que atuam nestes ambientes. Fundamentada em quatro outras ciências muito amplas, Física, Química, Biologia e Geologia, e fazendo uso de outras ciências que a complementam, como a Meteorologia e Climatologia, a OCEANOGRAFIA é uma ciência multi, inter e transdisciplinar que integra várias áreas do conhecimento e analisa o meio marinho não de forma compartimentada, mas sim como um sistema complexo que está a cada momento interagindo em todos os seus aspectos, o que a permite ter uma visão holística do ambiente OCEANO.  Está dividida em quatro grandes ramos ou áreas, quais sejam, Oceanografia Física, Oceanografia Química, Oceanografia Biológica e Oceanografia Geológica.

Oceanografia Geologica

A oceanografia geológica é o ramo da oceanografia que se vale da geologia para estudar os processos geológicos que se dão no oceano. A oceanografia geológica estuda tópicos como: gênese dos oceanos, sedimentação marinha, geomorfologia, formação de feições geológicas, entre outros. A oceanografia geológica tem grande aplicabilidade na exploração do petróleo e de recursos minerais marinhos.

Oceanografia Física

Estuda as propriedades e fenômenos físicos nos ambientes oceânicos, costeiros e transicionais. Engloba acústica submarina, propagação da luz na água do mar, análise de massas d’água, movimentos do mar: marés, ondas, correntes oceânicas superficiais e profundas, transporte de calor e massa, interação oceano-atmosfera.

Oceanografia Quimica

A oceanografia química é um ramo da oceanografia que estuda a química dos oceanos como um todo, visando assuntos como a composição química, concentração de compostos na água e a geoquímica dos oceanos.
A oceanografia química é fundamental para o entendimento da poluição dos oceanos. Com as suas ferramentas de análise é possível caracterizar o comportamento de metais pesados, óleos e graxas e matéria orgânica, tanto na coluna d'água, quanto nos sedimentos.

Oceanografia Biológica 

A oceanografia biológica é o estudo das inter-relações dos organismos vivos com os ambientes que habitam, ambientes estes oceânicos, costeiros e transicionais, como manguezais e estuários, com ênfase nas relações ecológicas.Estuda ainda a biota e a ecologia dos oceanos, buscando compreender os mecanismos biológicos que funcionam nos oceanos. A oceanografia biológica difere da biologia marinha por estudar os organismos marinhos com um enfoque mais ecológico, relacionado com a física, a química e a geologia do oceano.
 
Na oceanografia biológica se dividem os organismos marinhos em três categorias: plâncton, nécton e bentos. O plâncton é formado pelos organismos que vivem na coluna de água sem conseguirem nadar contra as correntes marinhas.


Referências Bibliograficas
Martins, Agnaldo Silva “Introdução ao estudo dos oceanos – aula 1” no site do Departamento de Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.