Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Historia do Brasil

A História do Brasil tem como marco divisório principal a chegada dos portugueses em território americano com Pedro Álvares Cabral, em 1500. A partir desse fato histórico, teve início a formação do país, marcado na maior parte do tempo pela conquista dos territórios dos indígenas e pela escravidão de milhões de africanos. Período colonial, período imperial e período republicano compreenderam as demais divisões desse histórico processo formativo.
A partir desta introdução desenvolveremos neste artigo os principais tópicos que culminaram para a formação do Brasil. Em 22 de abril de 1500 desembarcaram nas terras do atual Brasil de hoje homens brancos vestidos dos pés à cabeça, com certeza os indígenas estranharam quase tudo que viera com os exploradores europeus, grandes embarcações,as roupas e sobretudo as armas de fogo.
Os portugueses também ficaram surpresos ao ver os índios nus,andando pelas praias limpas do litoral brasileiro.

A chegada as Índias

Pouco a pouco os Portugueses exploraram o litoral da Africa chegando até as ilhas da Madeira (1419) e dos Açores (1427) onde desenvolveram a produção de açúcar de cana que serviu como financiamento para novas expedições marítimas.
Indo mais adiante os Portuguêses contornaram o cabo Bojador(1434) e chegando ao rio do Ouro, no norte do atual Senegal, aprisionaram os primeiros escravos negros, dando início a triste história da escravidão moderna.
Em 1498, a expedição de Vasco da Gama chegou a Calicute, nas Índias, realizando o sonho português de descobrir um novo caminho marítimo para o Oriente, berço das especiarias.

A Espanha nas Grandes Navegações

 

Enquanto os Portuguêses procuravam o caminho para as Índias, os espanhóis continuavam lutando contra os árabes no sul do país. Em 1492, os árabes foram expulsos da Espanha e esse país pode então dar inicio a sua expansão marítima. Neste mesmo ano os reis espanhóis decidiram aprovar o corajoso plano do navegador genovês Cristovão Colombo.
Colombo planejou chegar as índias navegando na direção do Ocidente. Sabia que a terra é redonda e, além disso, pensava que ela era muito menor. Por isso decidiu seguir em direção ao Ocidente para chegar ao Oriente.
A viagem financiada pelos reis partiu do porto de Palos, em 3 de agosto de 1492, e depois de navegar pelo atlântico por quase dois meses em três caravelas chamadas de Santa Maria, Pinta e Ninã o navegador teve uma esplêndida surpresa: descobriu um “novo” continente.
Colombo pensou ter chegado as Índias. Por isso chamou de “índios” os diferentes povos que habitavam a América a milhares de anos. Mais tarde esse continente foi chamado América em homenagem ao navegador Américo Vespúcio.

O tratado de Tordesilhas

 

Depois de várias discurssões diplomáticas, a exigência feita por Portugal foi aceita pela Espanha. Esses dois países assinaram então um novo acordo, chamado Tratado de Tordesilhas que anulava um documento chamado de Bula Inter Coetera feito por um papa espanhol convidado pelo rei da Espanha esse documento dizia que as divisões da terra devia ser feita por um meridiano localizado a 100 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. Tudo que ficasse a oeste dessa linha seria da Espanha e o que ficasse a Leste seria de Portugal.
Com o Tratado de Tordesilhas Portugal garantia a posse legal de parte das terras onde é hoje o Brasil.

Cabral toma posse do Brasil

Comandada por Pedro Alvares Cabral, a expedição partiu de Lisboa no dia 9 de março de 1500 e, distanciando-se do litoral africano cruzou o oceano Atlântico.
No dia 22 de Abril os portugueses avistaram um monte redondo e alto, batizado monte Pascoal. A seguir, desembarcaram em terras habitadas por Tupiniquins e tomaram posse da terra em nome do rei de Portugal.
No dia 26 de Abril, Frei Henrique Soares de Coimbra celebrou a primeira missa na terra que acabou por se chamar Brasil, pois em seu litoral havia grande quantidade de uma árvore chamada pau-brasil.
No dia 2 de maio, Cabral seguiu para as Índias. Enquanto isso, umde seus auxiliares voltava para Portugal a fim de contar ao rei notícias do Brasil.

 




Referências Bibliográficas
História do Brasil Livro didatico 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.