Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Henri Lefebvre

Henri Lefebvre nasceu em 1901 em Hagetmau (Landes, França) e morreu em 1991. Ele participou de todos os debates do século XX. Apesar de sua formação original em filosofia, ele explorou as matemáticas, a lingüística, a história e principalmente a sociologia. Foi ele o primeiro a traduzir na França, as obras de Hegel, Marx, Engels, Nietzsche e Lênin. Lefebvre descobre em Marx e Engels, uma crítica radical do Estado.

Henri Lefebvre ainda não é muito conhecido no Brasil. Seu pensamento ainda não foi descoberto em toda sua plenitude, apesar disso, há certa influência de suas idéias em algumas interpretações acerca da sociedade brasileira. É possível reconhecer certo interesse sobre suas idéias no Brasil nos dias de hoje, onde alguns núcleos de estudiosos se debruçam sobre sua obra, a exemplo de vários países. Na França, parece existir um renovado interesse por Lefebvre, e assim como no Brasil, alguns eventos (colóquios, seminários, conferências) têm sido realizados sobre seu pensamento onde também tem sido objeto de dissertações e pesquisas acadêmicas.

No Brasil, apenas uma pequena parte de sua obra foi traduzida. Ela está para ser explorada, aprofundada e criticada. Apesar de Lefebvre ser pouco estudado, suas idéias tem produzido um impacto significativo sobre a sociologia brasileira. Mesmo com essa limitação, pode-se afirmar que a teoria e método lefebvreanos têm a enriquecido. Sem falar da paixão que Lefebvre desperta em geógrafos, urbanistas e historiadores.

José de Souza Martins é um dos sociólogos brasileiros que, além de ser um dos principais estudiosos da obra lefebvreana, tem se tornado um interlocutor qualificado, valorizando as idéias do autor francês. Mas não é simplesmente isso, Martins recria e potencializa a perspectiva de Lefebvre à luz do processo histórico brasileiro. Ao longo da sua obra, nos temas variados e diversos que ele trata para construir uma explicação sociológica do Brasil, Martins dialoga criticamente com Lefebvre.

Videos que poderá gostar:

Henri Lefebvre Entrevista 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.