Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Geografia Urbana


É o termo utilizado para designar os estudos dedicados às cidades, bem como seu processo de produção urbana, em outras palavras, o modo como se dá a expansão da cidade, a configuração da mesma, e o modo como as pessoas irão se agrupar sob determinadas lógicas sociais, originando os denominados "tecidos urbanos". Dentro das ideias elaboradas pela geografia urbana temos que o meio urbano, a contrário do rural possui uma dinâmica própria, nunca sendo um conjunto coeso sob o mesmo período temporal. Isto equivale dizer que de tempos em tempos, camadas de novas configurações urbanas e populacionais irão se instalar sob determinada área não planejada, suplantando uma realidade anterior daquela mesma região. Como definia o falecido geógrafo Milton Santos, "a cidade é uma sucessão de tempos desiguais", ela não cresce e se desenvolve de maneira uniforme. Podemos ter setores menos desenvolvidos e economicamente desvalorizados, que praticamente são amputadas do desenvolvimento do restante do corpo urbano, constituindo, em casos mais extremos, verdadeira "cápsula do tempo"; por outro lado, setores de centros mais desenvolvidos e cosmopolitas estão a cada momento renovando-se, alimentados principalmente pela sua dinâmica econômica e alta mobilidade social de seus habitantes.
Assim, a partir de tais premissas, a observação do ambiente concreto se faz indispensável, de modo a identificar os pontos em que ocorrem a modificação do meio.
Importante ressaltar que pouco mais de 50% da população do globo vive em áreas consideradas urbanas de acordo com a ONU (mesmo levando em conta certa dificuldade na metodologia utilizada para definir áreas urbanas e não-urbanas), sendo que no Brasil temos aproximadamente 81% da população em áreas urbanas.
Mesmo com esses números, entendem os geógrafos concentrados no estudo das áreas urbanas que o conceito de "urbano" como universal vai além dos números, pois até os habitantes do meio rural são confrontados com o fenômeno urbano em sua vida cotidiana, e a visão dos meios urbano e rural como duas entidades completamente distintas não corresponde rigorosamente à realidade observada pela geografia nos tempos de hoje, mesmo persistindo tal divisão física, o processo dinâmico em que o ser humano moderno está inserido é claramente comandado pelo meio urbano. Tanto é assim que se demonstra claramente a avidez do habitante das regiões rurais em consumir os bens produzidos pelos centros urbanos, graças ao incremento das redes de comunicação e transporte, fenômeno este que se observa facilmente em todas as regiões do Brasil. Desse modo, a importância dos estudos urbanos para a geografia, em especial no tocante à análise da realidade brasileira é indispensável.

Referências

infoescola.com/geografia/geografia-urbana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.