Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Geografia Econômica

A geografia econômica ocupa-se essencialmente dos motivos pelos quais as várias atividades econômicas do homem ocorrem nos lugares em que se produzem. A geografia econômica encontra-se nos limites da geografia, da economia e da história econômica. A sua compreensão é mais geográfica do que econômica porque se centraliza mais na localização do que na conduta econômica do homem e na teoria econômica.
Os primeiros trabalhos sobre geografia econômica baseavam-se quase exclusivamente na norma espacial de produção, expressa em termos de rendimento "físico" (peso ou volume) dos produtos mais destacados no comércio internacional. Era a denominada "geografia comercial". Nos anos mais recentes, especialmente a partir de 1955, a teoria que constitui o centro da geografia económica é a da situação industrial, que abrange o estudo da localização de todos os tipos de empresas económicas. Este ramo da geografia é útil para uma planificação e administração económica mais eficiente.

[em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. [consult. 2015-04-16 12:32:29]. Disponível na Internet:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.