Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Geografia Agrária

Como disciplina destinada à formação de interessados no campo, os problemas e as complexidades de ordem metodológica dependem do próprio conteúdo e natureza da atividade agrícola. Agricultura pode ser entendida como atividade econômica na qual um conjunto de decisões tomadas por seres humanos resulta na produção de alimentos e matérias primas, vegetais e animais, destinadas a satisfazer estímulos de consumo gerados por indivíduos ou grupos de indivíduos. Decisões humanas são por si só altamente complexas e as que são tomadas no âmbito da atividade agrícola não fogem à regra, uma vez que são altamente interdependentes de outros setores da economia. Por outro lado, o comportamento agrícola é variável entre os lugares e ao longo tempo face à variabilidade dos recursos naturais, humanos, econômicos e culturais. (Ceron e Gerardi 2007)
Conceito de Geografia Agrária
A estrutura agrária reúne as condições sociais e fundiárias de um espaço, envolvendo aspectos referentes á legalidade das terras, ao perfil do produtor, á forma de uso da terra, á caracterização das propriedades, entre outros aspectos.
O termo agricultura envolve trabalho no campo realizado pela ação humana. Em outras palavras, a produção do espaço rural ocorre por meio das intervenções do homem que se realizam no âmbito cultural, econômico,  social e político em um dado tempo, com o objetivo primário de se obter a subsistência, Tais intervenções darão sempre ao espaço um caráter dinâmico, permitindo novas configurações.

Referências Bibliográficas 
CAMPO-TERRITÓRIO: revista de geografia agrária, v. 2, n. 3, p. 04-16, fev., 2007. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.