Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

AS PRIMEIRAS HISTÓRIAS: A PRÉ-HISTÓRIA


Introdução

O período que vai desde o surgimento dos seres humanos ao aparecimento da escrita é denominado como a Pré-história (3.500 a.C.). Nesse período o homem se adaptou as limitações impostas pela natureza baseando seu modo de vida em atividades relativamente “simplórias” como a caça e a pesca e para isso, surgiu à necessidade de desenvolver instrumentos/objetos que facilitassem essa atividade.
O termo Pré-história surgiu no século XIX por referir-se ao momento anterior a escrita, pois o homem não realizava registros escritos e para muitos, isso era considerado a única fonte segura de se retratar, por exemplo, o cotidiano humano. O processo de construção da história humana na Terra se aperfeiçoou quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme ( caracteres semelhantes a símbolos gravados em placas de argila) na região da Mesopotâmia.

A pré-história foi dividida em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.


Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

Neste período, surgiu os primeiros ancestrais da humanidade e habitava cavernas, muitas vezes com outros animais selvagens. É comum encontrarmos cenas do cotidiano retratadas nas paredes das cavernas chamadas de pinturas rupestres.. O Piauí possui um dos maiores acervos de arte rupestre das Américas localizadas nos parques da Serra da Capivara e Sete Cidades.

Os povos pré-históricos eram nômades, pois ainda não havia sido desenvolvida a agricultura e quando acabava a disponibilidade de alimentos na região em que estavam, eles migravam em busca de novas áreas.
A caça e a pesca, além da coleta de frutos foram as principais atividades deste período aperfeiçoadas graças a fabricação de ferramentas feitas a partir de pedaços de ossos e pedras.  

Neolítico ou idade da Pedra polida

No Neolítico podemos notar o aprimoramento dos instrumentos que passaram a ser também de metais, como, lanças, ferramentas e machados, assim como no desenvolvimento da agricultura o que culminou com a diminuição de sua dependência com relação à natureza.

Além disso, destaca-se o domínio do fogo,que possibilitou o ser humano espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso.

Idade dos Metais

Por volta de 6 000 a.C. os seres humanos adquiriram habilidade para manipular os metais que tempos mais tarde foram utilizados na fabricação de armas como espadas, lanças e outros objetos. Foi nessa fase que surgiram grandes aglomerações como no Egito e na Mesopotâmia.

foto: REPRODUÇÃO















Evolução do Homem na Pré-história (principais espécies)

AustralopithecusPithecanthropus erectus, Homem de Neandertal, Homem de Cro-Magnon, Homo soloensisHomo denisovaHomo rudolfensisHomo ergasterHomo Sapiens.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CONSULTADAS
PILETTI, CLAUDINO. História e vida integrada, São Paulo – Ática 2002.
http://www.sohistoria.com.br/ef2/periodos/p2.php
______________________________________________________
POSTADO POR RONALDO OLIVEIRA
GRADUADO EM GEOGRAFIA
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROEXTRATIVISMO
FUNDADOR DO BLOG OBSERVATÓRIO HISTÓRICO GEOGRÁFICO,( PROJETO INICIADO EM 2014) .TRABALHA COM TEMAS RELACIONADOS A TERRITORIALIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS (GEOGRAFIA URBANA) E METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.