Navegando na História

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

AMÉRICA ESPANHOLA E PORTUGUESA

LEITURA RÁPIDA
Portugal e Espanha dividiram a América entre si a partir do Tratado de Tordesilhas, que separava a América Portuguesa da América Espanhola. No entanto, o processo de colonização realizado por portugueses e espanhóis se diferenciou. Portugal investiu em um projeto mais espontâneo, ligado à produção agrícola, principalmente nos primeiros anos de colonização. Enquanto que a Espanha, por encontrar metais precocemente na América, investiu em um projeto minerador e de expansão e organização de cidades.

Além disso, o estilo dos traçados das cidades da América Espanhola era diferente das erguidas na América portuguesa.

Tratado de Tordesilhas - FONTE:Educa Já
Principais características da América Espanhola

  • ·         O principal intuito dos colonizadores espanhóis foi a mineração;
  • ·       Com a queda da atividade mineradora, a pecuária e a agricultura, passaram a ser as atividades básicas da América Espanhola;
  • ·       Na América espanhola os povos nativos eram escravizados  e forçados ao trabalho temporário nas minas, pelo qual recebiam um salário miserável.
  • ·       Os indígenas eram a maior população presente nessa parte do continente. Já a  população negra escrava, era pequena, e, foi usada como mão de obra, principalmente nas Antilhas.


Principais características da América Portuguesa

  • ·         Várias expedições de natureza exploratórias foram enviadas pelos portuguesas ao litoral brasileiro.
  • ·         A principal atividade econômica foi o extrativismo vegetal (Pau - Brasil) em 1501, o Rei de Portugal, deu a Fernão de Noronha ( que estava associado a comerciantes judeus) a primeira concessão para a exploração do Pau - Brasil;
  • ·         Criação de feitorias: postos de armazenamento de madeiras que seriam embarcadas para Portugal;
  • ·         Primeiros contatos com os habitantes da terra (ameríndios) e o início de um comércio a base de ttrocas (escambo);
  • ·         Presença de contrabandistas, principalmente franceses, no litoral brasileiro.

 A América Portuguesa, teve sua extensão territorial invadida diversas vezes por outros povos que até mesmo chegaram a fundar cidades como São Luiz do Maranhão fundada por Franceses e Recife pelos Holandeses.

Fontes Consultadas:

CYBERHISTÓRIA
HISTÓRIA DO BRASIL - LIVRO DIDÁTICO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.