Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

COMO FAZER UMA WEBQUEST

Antes de iniciarmos a construção de uma webquest, devemos entender primeiramente seu contexto. A webquest é uma metodologia de pesquisa criada pelos professores Bernie Dodge e Tom March, na San Diego State University, Estados Unidos – em que "Web" significa rede e se refere a World Wide Web e "Quest" quer dizer pesquisa, exploração ou busca. (SENAC, 2005)
O objetivo é proporcionar aos alunos a possibilidade de aprender determinados conteúdos por meio da utilização de novas tecnologias. 
Para criar uma webquest deve-se seguir uma estrutura que pode ser estabelecida pelo próprio professor. No entanto, logo abaixo segue o modelo "padrão" utilizado como "caminhos a ser percorrido".



1 - INTRODUÇÃO - Na introdução deve-se apresentar de forma sucinta o tema a ser trabalhado, assim como uma breve explanação das atividades que serão trabalhadas. Lembre-se que essa etapa é muito importante por ter um caráter de instigar os alunos quanto a temática. Procure utilizar uma linguagem padrão e que desperte o interesse dos alunos.  
2 - TAREFA - A tarefa é o ponto crucial da webquest, pois nessa seção, serão planejadas as atividades a serem desempenhadas pelos alunos, contudo não se prenda a metodologias já utilizadas em sala de aula, inove dentro do possível e não esqueça de indicar as ferramentas (softwares/programas) entre outros. 
3 - PROCESSO - O processo se refere aos caminhos que os alunos deverão trilhar para executar as tarefas propostas pelo professor, assim como o papel de cada um na realização da atividade. ex. forme grupos; 
4 - FONTES DE INFORMAÇÃO - Aqui você irá elencar as fontes a serem utilizadas para subsidiar a tarefa. Procure sites oficiais que tratem do assunto abordado. 
5 - AVALIAÇÃO - Nessa parte você deve indicar as formas que utilizará para avaliar a participação dos alunos na execução da webquest. Seja claro!
6- CONCLUSÃO - Na conclusão deve constar os resultados obtidos com a tarefa e se os objetivos foram alcançados.
7 - CRÉDITOS - Como o próprio nome já diz. É onde deve constar as fontes de todos os materiais utilizados na realização da Webquest. Assim como, agradecimentos a quem de certa forma colaborou na execução da atividade.

Pronto! Siga esses passos e mãos a obra!

Postado por Ronaldo Oliveira
Referências
SENAC On line. . Acesso: 14 dezembro. 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.