Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

DOBRAMENTOS MODERNOS E ANTIGOS

FONTE DA IMAGEM :soumaisenem 
Podemos classificar como dobramentos modernos as estruturas originadas no período Terciário provenientes do deslocamento das placas tectônicas que provocam o soerguimento do relevo originando assim as cadeias montanhosas como por exemplo a cordilheira dos Andes na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest.
Na figura ao lado podemos ver que no atrito entre duas placas, uma delas entra por baixo, levantando (dobrando) a outra. Logo, estes dobramentos modernos são regiões elevadas (picos, montanhas, cordilheiras).
São chamados assim, pois se observarmos o ponto de vista do tempo geológico, os dobramentos modernos se originaram recentemente com cerca de 250 milhões de anos desde o início de sua formação. Essas estruturas são encontradas em regiões de relativa instabilidade geológica graças ao fato de se originarem do choque e interação entre duas placas tectônicas.
Já os dobramentos antigos, datam do período Pré-Cambriano (mais de 550 milhões de anos), devido a isso apresentam-se bem erodidos e são mais baixos que os dobramentos modernos.
Exemplos dos dobramentos antigos são : Montanhas Caledônicas (Escócia), Montes Apalaches (EUA), Serras do Mar, Mantiqueira e do Espinhaço (Brasil) entre outros.



Referências 

CAPÍTULO 5- ESTRUTURA GEOLÓGICA DO BRASIL 
disponivelem: http://www.aridesa.com.br/servicos/click_professor/leonam_jr/2ano/CAPITULO5_ESTRUTURA_GEOLOGICA_DO_BRASIL.pdf
A ESTRUTURA GEOLÓGICA, RELEVO E SOLO disponível-  em http://www.miniweb.com.br/Geografia/Artigos/geologia/PDF/provao_geo_ens_medio.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.