Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

OS JOGOS OLÍMPICOS NA GRÉCIA ANTIGA

De quatro em quatro anos a Grécia Antiga festejava no famoso Santuário de Olímpia os jogos olímpicos, que nada mais era que festividades que envolviam uma atmosfera religiosa e sobretudo esportiva. Acredita-se que a primeira edição tenha ocorrido em 776 a.C.
Só podia participar pessoas que pertenciam a classes mais elevadas, e, que praticassem esportes desde a infância, também aquelas que habitassem as colônias das costas do Mar Negro e Mediterrâneo. Não poderiam participar os bárbaros, mulheres e escravos. Os vencedores eram homenageados em suas respectivas cidades, com a construção de estátuas e benefícios como alimentos gratuitos.

Olimpíadas na Grécia Antiga

As provas praticadas eram :

Corridas Pedestres, divididas em quatro modalidades: Hoplitódromo (corrida com armas), Estádio, Diaulós (denominado duplos estádio) e Dolichos. A de maior destaque e prestígio era a Estádio, pois quando vencida, o nome do atleta seria dado aos jogos. A prova se dava com uma corrida de 192 metros.
O Dolichos, com uma distância maior, entre 7 a 24 estádios.
A modalidade Diaulós se referia a corrida de 384 metros e os atletas carregavam seus capacetes e escudos. Para evitar que alguém saísse prejudicado, os escudos se mantinham guardados no Templo de Zeus, desta maneira não poderiam ser trocados por escudos de menor peso.
Outra prova realizada era a Corrida Eqüestre, que incluía cavalo de sela e carroças. A prova de carroça consistia em completar doze voltas no hipódromo, já a de cavalo, apenas uma volta no hipódromo. Os atletas que guiavam os cavalos não eram os premiados, mas sim os proprietários dos cavalos os quais recebiam as coroas.

Além destas, haviam também:

Luta, Pugilato e Pancrácio

  • Na Luta o atleta deveria fazer o adversário cair três vezes, para vencer a prova. Antes do início, havia o ritual de untar o corpo com azeite e passa-lo na terra, para que a pele não ficasse escorregadia.
  • O Pugilato somente podia utilizar os punhos, por isso os atletas colocavam tiras de couro entre os dedos. O vencedor se consagrava quando o concorrente ficava inconsciente ou desistia. 
  • O Pancrácio combinava pugilato e luta. Prova com um nível de violência maior que as demais, os atletas poderiam até morrer. Esta modalidade permitia todos os golpes, com exceção de mordidas, dedos na região dos olhos e órgãos genitais. Para ser vencedor o atleta deveria deixar o oponente exaurido e sem condições de continuar a lutar.
  • A modalidade de Pentatlo também era competida pelos atletas, composto por cinco categorias: Lançamento de Disco, Salto em Altura, Lançamento de Dardo, Corrida de Estádio e Luta. A primeira categoria, o atleta lançava pesos de 2,5 quilos de pedra ou ferro; quem lançasse mais longe, ganhava. O dardo era de madeira e deveria ser lançado em uma circunferência que o aderia, quanto mais próximo ao centro, maior a pontuação. No Salto em Altura o atleta utilizava dois halteres os quais impulsionavam o corpo até certa altura. Para vencer o Pentatlo, o atleta que vencesse as três primeiras provas, se sagrava campeão.
POSTADO POR REDAÇÃO DO OBSERVATÓRIO

Fontes:
http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI353091-EI4066,00.html
http://www.saudeesportiva.com.br/jogos-olimpicos.php




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.