Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

TIPOS DE CHUVA

 Representação dos três tipos de precipitações pluviais.
Fonte: Interna
Para identificarmos os tipos de precipitação que ocorrem, devemos levar em consideração onde está acontecendo a condensação. Se a condensação ocorrer próximo à superfície, teremos as chamadas precipitações superficiais. Quando isso acontece forma-se o nevoeiro ou neblina, orvalho (gotas de água que se acumulam sobre a superfície das plantas, carros etc.)
Se o vapor de água condensar muito acima da superfície terrestre, temos a formação das nuvens.  Responsáveis pelas precipitações atmosférica não superficiais. Neste tipo de precipitação destaca-se: A neve, o granizo e a chuva.
Neste artigo, vamos nos ater as chuvas, que são resultantes do contato de uma nuvem carregada de vapor de água com uma camada de ar frio. No geral, as chuvas são classificadas em três tipos:
  • I - Chuva convectiva – ocorre devido a ascensão vertical do ar, que, ao entrar em contato com as camadas de ar frio, sofre condensação e se precipita. Geralmente ocorre com intensidade (forte), rápida, acompanhada de trovões e às vezes de granizo (chuva de verão ou equatorial).
  • II - Chuva Frontal – acontece quando ocorre o encontro de uma massa de ar frio (frente fria) com uma massa de ar quente (frente quente). É menos intensa e mais duradoura.
  • III - Chuva orográfica ou de relevo – É resultante do deslocamento horizontal do ar, que, ao entrar em contato com regiões elevadas (serras e montanhas), sofre condensação e consequente precipitação.


Vale salientar que a distribuição das chuvas ocorre de forma irregular, e que elas são abundantes nas regiões equatoriais, moderadas nas regiões temperadas e fracas nas áreas próximo aos polos. 

Referências
Climatologia para os trópicos - tipos de chuva.

POSTADO POR EQUIPE DE REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.