Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

FILMOTECA ESCOLAR - HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS


As obras cinematográficas são amplamente usadas em sala de aula e em situações de ensino e aprendizagem. Professores que atuam nos mais diferentes níveis de ensino (Infantil,Fundamental, Médio, superior) adotam a exibição  de filmes como forma de dinamizar a aula e contextualizar alguma situação por meio de imagens.

Hoje, trouxemos uma lista com 10 filmes que podem ser usados nas aulas de História para fazer os alunos a mergulharem em um cenário que muitas vezes apenas imaginamos por meio do livro didático. 

Bom filme!

 10-Hotel Ruanda - 2004
















Paul Rusesabagina, o gerente de um hotel em Ruanda, abriga refugiado Tutsi da perseguição conta a milicia Hutu.


9-A Queda – As últimas Horas de Hitler
















Os últimos dias de Adolf Hitler em seu bunker em Berlim, no final da 2ª Guerra Mundial, são contados neste filme.

8-O Pianista – 2002  (Indico)
















Após a destruição do gueto de Varsóvia, na Polônia, um pianista judeu luta pela sobrevivência durante a 2ª Guerra Mundial.

7-Gladiador  2000 (Indico)
















Após ser traído e ter sua família assassinada, um general romano é escravizado e se torna um famoso (e praticamente invencível) gladiador.

6-O Resgate do Soldado Ryan – 1998 (Indico)
















Durante a invasão da Normandia na 2ª Guerra Mundial, um grupo de soldados segue em busca do soldado Ryan, único sobrevivente de uma família após a morte de seus irmãos.

5-Alexandre o grande 
















O filme “Alexandre, o Grande” trata-se de um épico histórico, onde nos é apresentado à vida e glória de Alexandre, o Grande. O filme retrata a infância, a adolescência (ao qual foi instruído por Aristóteles) e a assunção deste rei ao trono da Macedônia, após o assassinato do seu pai, o Rei Felipe, o Caolho.


4- Coração Valente















No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I (Patrick McGoohan). Com a ajuda de Robert e Bruce, ele vai deflagrar uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia  de uma vez por todas.

3- A Queda da Bastilha















Durante a Revolução Francesa, dois homens apaixonam-se pela mesma mulher.  

2-  Guerra ao Terror















O filme retrata a rotina do esquadrão antibombas do exercito americano, que trabalha sob fogo cruzado no Iraque.

1- Tempos Modernos


Nesse filme não há meio termo, Chaplin realmente quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravização. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.






____________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.