Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Top historiadores

Eles foram responsáveis por registrar boa parte da história da humanidade e sem eles não conheceríamos os feitos positivos ou negativos da nossa espécie.  Neste artigo, elencamos alguns nomes da antiguidade, assim como da atualidade para montarmos nossa modesta lista. É importante ressaltar que alguns nomes podem não serem citados,mas isso não indica que eles não sejam merecedores do posto.  



HERÓDOTO

Foi um geógrafo e historiador grego, continuador de Hecateu deMileto, nascido no século V a.C. (485?–420 a.C.) em Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia). Foi o autor da história da invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.C., conhecida simplesmente como As histórias de Heródoto. Esta obra foi reconhecida como uma nova forma de literatura pouco depois de ser publicada.

PÚBLIO CORNÉLIO TÁCITO
Foi um historiador e político romano. É considerado um dos maiores historiadores da Antiguidade. Escreveu por volta do ano 102 um Diálogo dos oradores e depois,Sobre a vida e o caráter de Júlio Agrícola, um elogio ao seu sogro, que havia sido um eminente homem público durante o reinado de Domiciano e que havia completado, como general, a conquista da Britânia, além de ter feito uma expedição à Escócia. Suas obras principais foram os Annales ("Anais") e as Historiae ("Histórias"), que tinham por tema, respectivamente, a história do Império Romano no primeiro século, desde a morte de Augusto e a chegada ao poder do imperador Tibério até à morte de Nero (Annales), e da morte de Nero à de Domiciano (Historiae).


HECATEU DE MILETO
Foi um historiador, geógrafo, e viajante grego que levava consigo a tradição racionalista de Tales de Mileto, particularmente aplicada à superfície da Terra. Viajou extensamente pelo Império Aquemênida e escreveu um livro sobre o Egito e Ásia que, contudo, não sobreviveu à viagem. Continuou o trabalho, começado por Anaximandro, de desenhar um mapa do mundo. Dividiu a superfície terrestre em uma metade norte (Europa) e uma metade sul (Ásia), tomando como estrutura divisória a linha leste-oeste do Mar Mediterrâneo e as montanhas do Cáucaso. Desenhou dois continente em forma de semicírculo e rodeados pelo oceano. 
DIÃO CÁSSIO
Foi um notável historiador romano e funcionário público.Cássio publicou uma História de Roma em 80 volumes, iniciando o relato a partir da lendária chegada de Eneias à Itália, passando pela subsequente fundação de Roma, e prolongando-se até 229; um período de 983 anos. Dos oitenta livros, escritos ao longo de vinte e dois anos, muitos sobreviveram intactos ou como fragmentos até aos dias de hoje, providenciando detalhadas perspectivas contemporâneas da história de Roma aos modernos investigadores.
 TUCÍDIDES
Foi um historiador da Grécia Antiga. Escreveu a História da Guerra do Peloponeso, da qual foi testemunha e participante, em que, em oito volumes, conta a guerra entre Esparta e Atenas ocorrida no século V a.C.. Preocupado com a imparcialidade, ele relata os fatos com concisão e procura explicar-lhes as causas. Tucídides escreveu essa obra pois pensava a Guerra do Peloponeso como um acontecimento de grande relevância para a história da Grécia, mais do que qualquer outra guerra anterior.

NICOLAU MAQUIAVEL 

Nicolau Maquiavel foi um historiadorpoetadiplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente.

 Lucien Paul Victor Febvre 
Foi um influente historiador modernista no período entre-guerras, Febvre idealizou uma revista de história que fundou, em 1929, em parceria com Marc Bloch: a "Revue des Annales". Essa parceria, formada naUniversidade de Estrasburgo, durou apenas treze anos, tempo suficiente, entretanto, para patrocinar marcantes conquistas da História.
Marc Bloch

Marc Léopold Benjamim Bloch foi um historiador francês notório por ser um dos fundadores da Escola dos Annales e morto pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. 

E.P. Thompson
Edward Palmer Thompson foi um historiador britânico da concepção teórica marxista e é considerado por muitos como o maior historiador inglês do século XX. Durante a Segunda Guerra Mundial luta na Itália contra o governo fascista liderado por Benito Mussolini.Foi sargento num regimento de tanques britânicos na Campanha da Itália. Estuda no colégio Corpus Christi (Cambridge), onde adere ao Partido Comunista Britânico. Em 1946 formou um grupo de estudos históricos marxistas junto com Christopher Hill, Eric Hobsbawm, Perry Anderson,Rodney Hilton, Dona Torr, dentre outros.

Al-TABARI

Ele foi um grande e influente historiador persa que escreveu todas as suas obras em árabe. Ele também se aventurou em outros campos, como poesia, lexicografia, gramática, ética, matemática e medicina.


ERIC HOBSBAWN 

Eric John Ernest Hobsbawm foi um historiador marxista britânico reconhecido como um importante nome da intelectualidade do século XX. Ao longo de toda a sua vida, Hobsbawm foi membro do Partido Comunista Britânico.






Sima Qian

É considerado o pai da história chinesa por seu trabalho no estilo Jizhuanti, uma maneira de contar eventos históricos através de biografias.

Esta página foi modificada por último no dia 10 de setembro de 2021
Postado por Redação do Observatório

Um comentário:

  1. Não pude deixar de notar que todos os modernos são marxistas, ou foram fortemente influenciados por essa corrente. Sem dúvida, têm méritos, mas essa lista não está enviesada demais, não? Só Annales e história social inglesa?

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.