Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Coluna Mundo dos Livros - Análise da obra ' A Guerra Guaranítica: O Levante Indígena que Desafiou Portugal e Espanha'




Olá pessoal, na coluna semanal "Mundo dos Livros" desta semana vamos conhecer a obra do historiador Tau Golin intitulada A Guerra Guaranítica: O Levante Indígena que Desafiou Portugal e Espanha pela editora Terceiro Nome.

O livro do historiador aborda a destruição dos Sete Povos - é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis no Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul, composto pelas reduções de São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. Os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais, por estarem localizados a leste do rio Uruguai. 
A obra faz uma narrativa do massacre e apropriação da identidade dos indígenas no Rio Grande do Sul e isso a torna uma fonte de fácil acesso aos leitores interessados em compreender um período fundamental na formação do Estado. Para os amantes de literatura que destacam guerras o livro traz as três partidas dos exércitos ibéricos e nas batalhas decorrentes dessas investidas. 
Sem dúvida Golin estimula o imaginário dos leitores ao abordar essa temática tão importante para a formação do Rio Grande do Sul assim como reavivar as novas mentes sobre como ocorreu as diversas batalhas em seu território e como os reduzidos indígenas lutaram para defender suas terras e seu modo de vida.
Você ainda encontra discursos formidáveis dos missioneiros,  traz pequenas biografias dos principais personagens do conflito e ainda o autor avalia o legado da revolta vale a pena você fazer essa viagem no tempo.
Até a próxima pessoal.

POSTADO POR J.R. OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.