Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

Conceito, objetivos e principais ciências auxiliares da história


A História, significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação" é a ciência que se dedica a estudar o homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. História como termo também pode verificar toda a informação do passado que pode ter sido requerida ou arquivada em todas as línguas por todo o mundo, isto como intermédio de registros.
A história tem como um de seus principais objetivos fazer um resgate de aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.
 Seu estudo foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C).
A Pré-História é analisada pelos historiadores e arqueólogos através de fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).
O estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.

 Ciências que auxiliam a história


A história se utiliza de outras ciências em seus estudos podemos citar: Antropologia (estuda o fator humano e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis), Heráldica (estudo de brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia (estudo do comportamento humano), Arqueologia (estudo da cultura material de povos antigos), Paleografia (estudo das escritas antigas) entre outras.


Referência: História Acadêmica

25 comentários:

  1. Gostei muito dessa publicação me ajudou muito beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu comentário. Fique a vontade para pesquisar!

      Excluir
    2. Eu n gostei pq tem muita coisa foi mal

      Excluir
  2. Gostei
    Muito obrigado porque me ajudou muito
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito ajudoume a tirar um 20/20 na prova

    ResponderExcluir
  4. muito bom indico muito para todo mundo gostei muito beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostava de saber qual a diferença existente entre as ciências históricas e ciências auxiliares da História? Agradeceria o exclarecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por acessar o blog. De forma geral as ciências históricas são aquelas que se dedicam a compreender os fatos que marcaram a história da humanidade. As ciências auxiliares são aquelas que contribuem cientificamente com elementos que podem facilitar a compreensão de determinado assunto.

      Excluir
  6. Muito obrigada por este artigo. Ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pela ajuda que Fez por me

    ResponderExcluir
  8. Adorei me ajudou muito no meu trabalho da escola

    ResponderExcluir
  9. Foi um grande prazer ter partilhado connosco seu artigo. De facto, contribuiu significativamente ao nosso intelecto!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado mim ajudou muito

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado senhor professor,e que Deus abençoe sempre, porque os conhecimentos são transmitidos e não arquivados.Um dia como hoje este conteúdo me ajudou muito

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.