Confira nossas redes sociais!

Pesquisar conteúdo

TEMAS QUE APARECEM FREQUENTEMENTE NOS VESTIBULARES DE HISTÓRIA

 Temas que caem frequentemente no vestibular:



 1) Datas comemorativas: o momento é propício para abordar questões como a chegada da Família Real ao Brasil em 1808, o centenário da imigração japonesa no país, as transformações políticas e comportamentais de 1968, a promulgação da Constituição de 1988 e os 120 anos da lei Áurea.
2) Guerra Fria: a colonização e descolonização da África podem vir relacionadas a temas como neocolonialismo, resistência e independência. "Cabem questões sobre desigualdade social e a crise econômica para discutir a situação dos emergentes", indica Paim.
3) Movimentos revolucionários populares: a chamada "primavera dos povos" foi o conjunto de revoluções na Europa central e oriental que começou em 1848. A partir daí se tem uma reorganização dos Estados europeus, levando em conta os movimentos capitalistas. "O cenário histórico em que isso aconteceu é importante e envolve o socialismo e liberalismo", lembra o professor do Vértice.
4) Movimentos sociais no Brasil: um desdobramento que poderia sugerir a partir desse tema são as reformas urbanas no Rio de Janeiro no início do século 20. "As elites brasileiras na primeira República incorporaram o discurso moderno europeu. Havia um esforço dessa elite em fazer do Brasil um país europeu, mas significava afastar da cidade as camadas populares, que vão agir fazendo as revoltas", resume Paim.
5) Ditadura militar: neste item cabe abordar a época de repressão, desigualdades sociais durante o regime e a promulgação do AI-5 (Ato Institucional nº 5), em dezembro de 1968. O "milagre brasileiro" também deve ser lembrado, a partir do crescimento econômico na época.
6) Reforma agrária no Brasil: o tema parece fazer mais sentido em geografia, mas aqui pode-se falar da lei de terras e das sesmarias, da Guerra de Canudos, da Guerra do Contestado e do MST (Movimento dos Sem-Terra). O tema traça um panorama do Brasil através da questão agrária.
7) Transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea: os temas clássicos entram neste item. "Aqui envolve Revolução Francesa, Revolução Industrial, Iluminismo e independência dos Estados Unidos. É bom ficar atento a este período", indica Miranda.
8) Grande Depressão: a atual crise financeira nos Estados Unidos remete a um outro período da história - a crise de 1929. Para Miranda, esse tema tem um valor extraordinário este ano. "Tem valor pela referência na mídia. As comparações entre os dois períodos aumenta a chance do examinador pensar na Grande Depressão".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.